segunda-feira, 2 de julho de 2012

PROJETO DINOSSAURO


UNIDADE: 2 - Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede

ATIVIDADE: 2.1 - Projeto Integrado de Aprendizagem- PIA

MUNICÍPIO: São João da Lagoa

ESCOLAS: E. M. Benedito Pereira Lima e Pré Escolar Municipal Fada Encantada

FORMADORAS: Patrícia Queiroz de Brito e Suzana Alves Araújo





Projeto “Dinossauro: tesouro arqueológico da nossa região”


Público – alvo: alunos da escola 1ºao 5º ano



Responsáveis: serviço pedagógico/ professores



Duração do projeto: 10 a 30 de maio de 2012



Mídias utilizadas: impressa, TV e vídeo, informática



Objetivos

·         Conhecer a história dos dinossauros e a descoberta do dinossauro encontrado na região TAPUIASAURUS  MACEDOI;

·         Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;

·         Compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros;

·         Diferenciar animais carnívoros e herbívoros;

·         Compreender o que é extinção;

·         Estimular a criação, a experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas.

·         Promover exposições dos trabalhos produzidos pelos (as) alunos (as) e confeccionar o jornal mural da escola com o tema do projeto.

Desenvolvimento





1º momento - Dinossauro (17 DE MAIO A 30 DE MAIO)



Etapas de estudo



o      1-sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema dinossauros onde serão feitos os registros com a montagem de três quadros:

- o que sabemos

- o que queremos saber

- o que descobrimos

- extinção

- chuva de meteóro



o      2-tarefa para pais e alunos. Cada aluno irá levar uma pesquisa de um tipo de dinossauro e juntamente com seus familiares eles terão que pesquisar o nome e as características deste animal. Deverão fazer um registro coletivo (pais e filhos).



o      3-diante das informações trazidas pelos alunos, a partir daí realizaremos também uma pesquisa direcionada sobre o tema com as seguintes questões:

- como e onde viviam os dinossauros?

- como nasciam os dinossauros?

- porque eles sumiram?



o      4-confecção de uma maquete do habitat onde eles viviam. Construiremos árvores, vulcão, rio, montanhas, etc. Este trabalho será feito em conjunto entre duas salas.



o      5-como sabemos que os dinossauros existiram se eles foram extintos e ninguém nunca os viu? Explicação sobre os paleontólogos e os fosseis.  Iremos explicar o que é um paleontólogo, falar sobre o seu trabalho e como descobriram os dinossauros. Depois realizaremos uma experiência fazendo um fóssil com planta, para poder explicar melhor o trabalho do paleontólogo. Usaremos massa de modelar, folha de planta, uma tira de cartolina e fita adesiva, tigela, colher, água e gesso.



o      6- pesquisa sobre a cadeia alimentar dos dinossauros.



o      7- faremos uma atividade de classificação dos animais (herbívoros e carnívoros). Construção de um cartaz para os alunos classificarem os animais.



o      8- faremos uma atividade de classificação dos animais (bípedes e quadrúpedes). Com isso  desenvolveremos o raciocínio lógico matemático na questão das quantidades, no caso as patas dos animais. Também poderemos classificá-los comparando suas medidas.

o      9-trabalhar o novo titã brasileiro –reportagens, video, história ,



o      10- confecção do dinossauro preferido de cada aluno utilizando argila. Depois de pronto eles serão expostos na escola.

o      11- confecção de um dinossauro utilizando diversos tipos de sucata tais como: garrafas pet, embalagens de danone, caixas de creme dental, caixas de sabonete, etc.

o      Confecção de fosseis com argila.

o      12- visita a exposição da USP para os alunos fazerem observações e pesquisas sobre o nosso tema do projeto.



Avaliação:


Avaliaremos a participação individual e em grupo, realização das atividades propostas, e também se o aluno conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade do aluno com relação a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário