UNIDADE: 2 -
Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede
ATIVIDADE: 2.1 -
Projeto Integrado de Aprendizagem- PIA
MUNICÍPIO: São João
da Lagoa
ESCOLAS: E. M.
Benedito Pereira Lima e Pré Escolar Municipal Fada Encantada
FORMADORAS:
Patrícia Queiroz de Brito e Suzana Alves Araújo
Projeto “Dinossauro:
tesouro arqueológico da nossa região”
Público – alvo: alunos da
escola 1ºao 5º ano
Responsáveis: serviço pedagógico/ professores
Duração do projeto: 10 a 30 de maio de 2012
Mídias utilizadas: impressa,
TV e vídeo, informática
Objetivos
·
Conhecer a história dos dinossauros e a
descoberta do dinossauro encontrado na região TAPUIASAURUS MACEDOI;
·
Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;
·
Compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros;
·
Diferenciar animais carnívoros e herbívoros;
·
Compreender o que é extinção;
·
Estimular a criação, a
experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas.
·
Promover exposições
dos trabalhos produzidos pelos (as) alunos (as) e confeccionar o jornal mural
da escola com o tema do projeto.
Desenvolvimento
1º momento - Dinossauro (17 DE MAIO
A 30 DE MAIO)
Etapas de estudo
o 1-sondagem dos
conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema dinossauros onde serão feitos os
registros com a montagem de três quadros:
- o que sabemos
- o que queremos
saber
- o que descobrimos
- extinção
- chuva de meteóro
o 2-tarefa para pais
e alunos. Cada aluno irá levar uma pesquisa de um tipo de dinossauro e
juntamente com seus familiares eles terão que pesquisar o nome e as características
deste animal. Deverão fazer um registro coletivo (pais e filhos).
o 3-diante das
informações trazidas pelos alunos, a partir daí realizaremos também uma
pesquisa direcionada sobre o tema com as seguintes questões:
- como e onde
viviam os dinossauros?
- como nasciam os
dinossauros?
- porque eles
sumiram?
o 4-confecção de uma
maquete do habitat onde eles viviam. Construiremos árvores, vulcão, rio,
montanhas, etc. Este trabalho será feito em conjunto entre duas salas.
o 5-como sabemos que
os dinossauros existiram se eles foram extintos e ninguém nunca os viu?
Explicação sobre os paleontólogos e os fosseis. Iremos explicar o que é
um paleontólogo, falar sobre o seu trabalho e como descobriram os dinossauros.
Depois realizaremos uma experiência fazendo um fóssil com planta, para poder
explicar melhor o trabalho do paleontólogo. Usaremos massa de modelar, folha de
planta, uma tira de cartolina e fita adesiva, tigela, colher, água e gesso.
o 6- pesquisa sobre a
cadeia alimentar dos dinossauros.
o 7- faremos uma atividade
de classificação dos animais (herbívoros e carnívoros). Construção de um cartaz
para os alunos classificarem os animais.
o 8- faremos uma
atividade de classificação dos animais (bípedes e quadrúpedes). Com isso
desenvolveremos o raciocínio lógico matemático na questão das quantidades, no
caso as patas dos animais. Também poderemos classificá-los comparando suas
medidas.
o 9-trabalhar o novo
titã brasileiro –reportagens, video, história ,
o 10- confecção do
dinossauro preferido de cada aluno utilizando argila. Depois de pronto eles
serão expostos na escola.
o 11- confecção de um
dinossauro utilizando diversos tipos de sucata tais como: garrafas pet,
embalagens de danone, caixas de creme dental, caixas de sabonete, etc.
o Confecção de
fosseis com argila.
o 12- visita a
exposição da USP para os alunos fazerem observações e pesquisas sobre o nosso
tema do projeto.
Avaliação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário